quinta-feira, 9 de julho de 2009

Gripe B

O plano era acordar, tomar um duche rápido, vestir o calção de banho (novo, a estrear), outros calções por cima, uma t-shirt, calçar os chinelos, pôr os óculos de sol e sair. Ir buscar duas amigas e irmos os três até à praia.
Mas nada correu como estava previsto...

Acordei e o primeiro impulso foi tentar retirar as agulhas que sentia espetadas na garganta. Já desperto, percebi que era a faringe a manifestar-se furiosamente contra qualquer comportamento de outra noite que me esforçava por lembrar se de facto teria tido, estilo abusar de cerveja gelada numa esplanada ao ar livre, de t-shirt, com uma aragem fresca... qualquer coisa assim, mas de facto não me lembrava de nada. Não conseguia perceber a razão de tão inflamado protesto faríngeo.
O nariz ameaçava pingar mas por enquanto permanecia indeciso.
E a dor de cabeça? Não era forte mas fazia-se sentir assim numa calidez monótona...
"É melhor ir buscar o termómetro!" pensei.
E entretanto comecei-me a aperceber de que a ida à praia corria sérios riscos. E fui pensando, distraidamente aborrecido, que, já quase a meio de Julho, ainda não era desta que ia dar o primeiro mergulho do ano, enquanto agitava energicamente o termómetro... digital.

37,8º

"Como pode??", "Ainda ontem estava tão bem!", "É tão raro ter febre!", e outros protestos indignados, sumariamente ignorados pelo imperturbável termómetro.
Em todo o caso, de repente era oficial, estava doente...

Já mais resignado acabei por pegar no telefone a desmarcar a ida à praia... Foi quando se deu o início do pânico:
"Mas com febre?? Pode ser a gripe A!! Se calhar foste contaminado!! Não ouviste que já há cá não sei quantos casos?? Vê lá isso que parece que é perigoso!!"

Quem precisa de inimigos com amigas assim?

De repente todos os sintomas se agravaram! Sentia-me febril, os pulmões espumavam muco, a garganta era um alvo para onde 500 jogadores atiravam dardos em simultâneo...
"Tenho de ligar à Madalena!"
Outra amiga, médica, falava com ela e logo ficaria tranquilo, foi o que pensei.
"Sim? Mada? Tudo bem?... Hã?... A sair de uma conferência...? Agora?" Foi quando ela me contou em 3 segundos que tinha acabado de sair de uma conferência sobre a gripe A e que "isto vai dar para o torto" e que "não temos imunidade contra este vírus" e "agora já percebo a razão de tanto histerismo", etc e depois "mas ligaste-me, tá tudo bem contigo? Agora não posso falar mas já te ligo, beijinhos!! pi pi pi pi..."

"NÃO TEMOS IMUNIDADE!" ecoava na minha cabeça e de repente era eu que ia dar para o torto, tinha a pior estirpe possível dessa nova gripe! A minha cabeça era uma cristaleira vandalizada por uma equipa de baseball; garras de velociraptor dilaceravam-me a glote até expor a laringe; já quase não conseguia respirar; mal me podia mexer com as dores no corpo todo! Enfim, agonizava quase moribundo...
A luz ao fundo do túnel foi a aparição do screensaver do portátil. Lancei-me a ele num ímpeto pela sobrevivência!
Googlei "Gripe A" e acabei numa página da Direcção Geral de Saúde onde estava tudo o que eu precisava de saber:

É UMA GRIPE! Não é a cólera nem o carbúnculo!
É uma gripe...

E lá acabei por perceber. Ok, não temos imunidade para este vírus por isso é fácil surgir uma pandemia porque quem entra em contacto com ele invariavelmente desenvolve os sintomas. Mas depois é uma gripe. O grande problema é relativo à quantidade de pessoas que pode ser infectada, não tanto à gravidade da doença em si...

Foi a mais rápida convalescença da minha vida. O nariz já nem pingava, a febre desceu, a garganta ficou mais calma... de repente até me sentia quase em forma! Também pode ter sido do cocktail de ben-u-ron (sim, é mesmo assim que se escreve, fui agora mesmo confirmar...) com pastilhas para a garganta, vitamina C, anti-inflamatório, chá de limão com mel, 12 avé-marias, etc. A verdade é que no fim não era a gripe A, tinha apenas uma gripe das normais, corriqueira, se calhar até uma mera constipação...

Ainda assim, depois ainda fiquei a pensar até que ponto é que esta coisa de ouvir nas notícias 10 vezes por dia falar da nova gripe não ajuda a criar um certo clima de paranóia...

5 comentários:

Anônimo disse...

Há que louvar os media pela informação que nos faz bombar adrenalina...afinal o que seria da vida no séc. XXI se não houvesse um drama nacional de 3 em 3 dias ;)

A gripe A é fixe, se pudesse votava nela para as legislativas.

Carlos Colaço disse...

realmente, tem mais tempo de antena que o PS e o PSD juntos! ia formar governo de certeza e com maioria absoluta!

Anônimo disse...

Pois eu te digo, a minha preocupação com esta gripe é similar ao medo que tenho de um dia encontrar o Michael Jackson a virar pints no Sr. Vítor. Hug! ODIOSO

HomesickAlien disse...

Pelos vistos não tens imunidade contra a gripe A nem contra a hipocondria... :)

Carlos Colaço disse...

hipocondríaco, eu???
alguma vez???
:P