sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Katadioptriké – o fotoblog


Além deste blog, pareceu-me boa ideia criar também um fotoblog
Esta fotografia que se pode ver aqui do lado esquerdo retrata uma planta artificial, que me foi oferecida há uns anos, que me é muito querida e que, além de me servir maioritariamente como objecto de decoração, notei recentemente que também servia como suporte para cotão e então decidi manifestar o meu afecto por ela limpando-a cuidadosamente e usando-a como modelo fotográfico. Tirei-lhe algumas fotografias e, a partir delas, criei umas imagens pretensiosamente criativas que coloquei no katadioptriké para estrear o blog. A ideia é colocar lá esporadicamente alguma criação digital ou fotografia interessante que me dê para realizar mas deixando aqui o aviso e, eventualmente uma amostra, de cada vez que isso acontecer.

Agora… sobre o nome “katadioptriké”… bom, acima de tudo eu queria uma coisa simples, de fácil dicção e que se decorasse à primeira… algo que além disso remetesse imediatamente para a noção de ser um fotoblog pessoal. A verdade é que, talvez dada a popularidade do blogspot, os nomes mais apropriados que me iam ocorrendo estavam todos reservados e quando já estava quase disposto a escolher “fotoblog143987.blogspot.com”, pareceu-me notar, de repente, assim do nada, passar por mim no raciocínio de “background”, quase despercebido, o seguinte pensamento insuspeito: “Ah! engraçado, se na Grécia Antiga existisse a palavra catadioptríco eles diriam katadioptriké em virtude das peculiares vicissitudes gramaticais e dos típicos constrangimentos lexicais do grego antigo…”. – Quase automaticamente os meus dedos digitaram essa mesma palavra como que decidindo por mim e assim ficou.

Ora bem, mas para quem não sabe o significado da palavra “catadioptríco”… (((POR COMPLETAR!!!! NÃO ESQUECER IR AO DICIONÁRIO ANTES DE PUBLICAR O POST, OPORTUNIDADE PARA BRILHAR!)))

Entretanto comecei a desconfiar que o nome talvez pudesse não ter sido assim tão bem escolhido quando, um dia destes, numa conversa de esplanada com o meu amigo e colega blogger Gonçalo, ouvi, com circunspecção, estranheza e até algum assombro, emergir da sua traqueia o momentum de difícil e congestionado trânsito oratório que passo a citar:
- “Ó Colaço então e o tokodi… o kotodap… o kotradopticodi… o…… epá aquela cena onde vais postar as fotos, aquil' anda ó não?”
Como ele me tinha falado pouco tempo antes em qualquer coisa como ter tempo para ter aulas de línguas, a principio ainda pensei que estivesse a tentar dizer algo em japonês, até pelas caretas que fazia para tentar dizer o nome do blog… Pior ainda, foi o facto de depois deste atropelo verbal, por contágio, nem eu próprio ter conseguido pronunciar “katadioptriké”, para o corrigir…
Mas e o trabalho que dava agora mudar o nome do blog…?
Sem me alongar mais, visitem-no aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

No outro dia um caríssimo Professor falava de Arte e de música em particular, utilizando a categoria do sublime, “a música é demoníaca”, dizia, porque é a anulação do momento da idealidade, é imediata (este comentário serve também para o post de 28/09, aquilo foi o imediato puro). Isso não acontece, por exemplo, com a pintura ou a fotografia. Realmente nunca vi ninguém aos berros ou a abanar o capacete à frente de uma produção do Jorge Molder, mas a verdade é que não sei se é mesmo uma questão humanamente constitutiva ou se é meramente social. O teu katadioptriké (não vou comentar o nome... ainda!)pode ser uma fonte de respostas. FORÇA para ele e para o 100cedilhas, não deixes que o cotão tome a tua vez e os preencha, acho que depois não dá para os reanimar tornando-os modelos fotográficos. :)