domingo, 31 de agosto de 2008

É capaz de ser melhor meter gelo nisto...

A questão essencial não é não termos sido feitos para andar descalços e com os dedos dos pés desprotegidos, porque de facto até fomos, o problema mesmo é que na altura não estava previsto este tipo de mobiliário vanguardista com partes salientes...

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"Sweet eyes I already miss you

And you only just walked out the door..."


The Kooks - I Already Miss You
(b-side) (video não oficial)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O Patriota

o patriota
(c) Carlos Colaço 2008

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Wishlist (2ª versão)

Há uns tempos atrás, neste post, comuniquei a decisão de acabar com a secção lateral "Wishlist" por esta ter fracassado em produzir resultados. Passados estes meses, contudo, renasceu-me uma esperança de que afinal a ideia até poderia ter sucesso se o método adoptado fosse outro mais adequado. Pensei então que em vez de uma lista permanente que não estabelece qualquer carácter de urgência e até facilita o adiar constante da generosidade e do desfrutar do prazer em oferecer, uma referência súbita de vez em quando a um item da minha longa e variada lista de coisas que estou disponível para receber poderia eventualmente produzir resultados bem mais satisfatórios.
Aqui fica então, como teste, um dos itens da minha wishlist, além de uma segunda hipótese, não tão interessante, mas a que, enfim, se poderá recorrer na eventualidade de não se conseguir obter a mais desejada...

E então, homem de gostos modestos, o que eu queria mesmo, mesmo, mesmo era tão só um simples ovo de galinha com casca em Teflon© antiaderente, vermelho por fora e só com gema no interior.

Bom mas, vá lá, se tal não fosse possível, também não ficava muito triste com esta motita, pronto...


© Harley Davidson, Inc. (disponível em http://www.harley-davidson.com/)

(se não houver preto com azul bebé pode ser com cor-de-laranja, mal por mal…)

sábado, 23 de agosto de 2008

A música que tem passado em repeat (4)

Ontem de manhã comecei a trautear quase num murmúrio a afirmação "Everybody's weird", naquele tom simultaneamente admirado e conformado tão peculiar, com que começa a música com o mesmo nome da banda belga dEUS. Só passado um bocado me apercebi desse sussurro musical com que me entretinha e logo o identifiquei. Fui à estante dos CD's e, tentando acompanhar com os olhos o dedo indicador que parecia determinado a encontrar sozinho e sem ajuda o disco procurado, lá descobri a "lombada" do meu querido "The Ideal Crash". Tirei-o para fora e fiquei estupefacto por uns segundos com a reveladora camada de pó que tive de empurrar com a palma da mão, deixando aquela estreita cordilheira cinzenta ao longo do dedo mindinho, para poder ver a capa do álbum em condições... Não esperava que uma das minhas grandes paixões musicais já desde os tempos do Secundário tivesse quase caído no esquecimento entretanto!
Fiquei, contudo, desde aí bloqueado na música que provocou tudo isto e que continua ainda agora a passar indefinidamente em repeat, sem que o consiga evitar...
Tal como muitas outras músicas da banda do Tom Barman, para quem não conhece pode não ser de fácil audição inicialmente. Não deixa de ser, em todo o caso, uma música extraordinária!
Para a ouvir agora basta carregar no play...


Discover dEUS!

dEUS - Everybody's weird

Colecção Verão-Outono 2008

"Isto o clima já não é o que era!" é uma daquelas expressões actualmente tão em voga e cuja afirmação não implica qualquer risco já que o facto é evidente para qualquer pessoa. E não é preciso ter-se mais de cinquenta anos para o notar, quando me falam daqueles tempos idos quando as maçãs sabiam a maçã e as melancias a melancia eu encolho os ombros e com humildade assumo a minha inevitável ignorância sobre o assunto, agora em relação às condições climatéricas, pelo contrário, guardo distintas memórias de quando os dezembros sabiam a Dezembro e os agostos a Agosto!
E esta noite, ao sentir o prazer de entrar no quentinho do lar, abrigando-me da noite outonal que, tal como ontem, se faz sentir lá fora, entretia-me mentalmente com uma percepção curiosa. É que surgiram de repente algumas modas improváveis que ainda há bem poucos anos seriam alvo fácil para dedos apontados mas que, com esta balbúrdia meteorológica que parece ter-se instalado para ficar, toda a gente parece encarar com naturalidade!
Convido o leitor a sair à rua com um olhar atento e a reparar em certos pormenores. Por exemplo, quantos indivíduos, aqui há uns anos atrás, se contava numa noite de Verão, na rua, de calções, havaianas nos pés e... agasalhados com casacos de lã grossa?
Parece que se criou um novo conceito de meia-estação que implica vestir meio corpo numa estação e a outra metade noutra... O que até faz sentido porque estamos em Agosto e a altura para usar calções e chinelos é esta enquanto que, por outro lado, com o frio que se põe em certas noites é indispensável um agasalho quente e por isso é natural que se vulgarizem certas opções aparentemente estranhas. Mas repare bem e surpreenda-se!
E no regresso a casa não se esqueça de se ver no espelho com o mesmo olhar atento... é que tal como o frio extemporâneo, este tipo de adaptações forçadas também nos toca a todos...

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

E o Nélson também!!

Já agora...
Bem pronto, não sei se é, se calhar até não... mas que o homem voa, lá isso voa!!
Parabéns ao grande atleta!
E com isto passámos de uma prestação desastrosa nos Jogos Olímpicos para a melhor de sempre...

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Vanessa é linda!

É fantástico ver o país inteiro em júbilo pela conquista daquela que é, sem dúvida, actualmente, a atleta mais querida de todos nós (até porque, independentemente de ela merecer com toda a justiça esse carinho e esse reconhecimento, a grande maioria dos portugueses também não conhece mais nenhuma, portanto só pode mesmo ser ela a escolhida para o lugar de favorita).
Agora o que já não me parece nada fantástico e até me faz alguma confusão é o facto aparentemente incontornável de, de cada vez que se houve falar em Vanessa Fernandes, surgirem sempre inevitavelmente aqueles comentários menos positivos em relação à sua beleza, ou à alegada falta dela. Ainda por cima, e à boa maneira tuga, surgem normalmente "em compensação" depois dos elogios, estilo: "Opá, aquela miúda é uma atleta fora de série!... Podia era ser um bocadinho mais bonita..." - assim a esticar o lábio inferior e a franzir o sobrolho em sinal de alguma repulsa. E, se se entra em pormenores, ou é o nariz que é esquisito, ou é porque tem borbulhas, ou tem um ar muito masculino ou qualquer outra apreciação do género...
De facto, parece que hoje em dia tem de se ser modelo para se "merecer" aparecer na televisão... mas porque raio é que se há-de exigir a uma atleta que seja tão bela como tecnicamente competente!?
Depois, no fundo, sinceramente não consigo perceber essa implicação. Admito que não a acho uma miúda excepcionalmente bonita mas, se por um lado isso é o que menos me importa na enorme estima que tenho pela nossa campeã, por outro, se tiver de emitir uma opinião sobre isso, confesso que também não a acho minimamente feia!
E hoje, depois de ter passado boa parte da madrugada anterior colado à televisão até encher o peito de alegria ao vê-la cruzar a meta, a todos esses "piropos" desagradáveis só me apetece responder (de uma maneira assumidamente populista e oportunista):
A Vanessa? A Vanessa é linda!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Momento "No Comment"

meloncops
(c) Carlos Colaço 2008

("No comment" ao estilo Euronews, não porque tal como na rubrica com o mesmo nome no canal de notícias as imagens falem por si próprias e não careçam de explicação mas antes porque de facto também não conseguiria de modo algum explicar esta imagem...)

domingo, 17 de agosto de 2008

José meets Massive

Isto é o que acontece quando um dos meus singer-songwriters preferidos resolve fazer uma cover de uma música de uma das minhas bandas preferidas:


José González - Teardrop (cover do original dos Massive Attack)

A versão da música está muito boa. O vídeo é assim num estilo místico-psicadélico que estranhamente até encaixa bem. E afinal até já é do ano passado, eu é que infelizmente só agora tropecei nele e, claro, não podia deixar de o partilhar aqui!

sábado, 16 de agosto de 2008

Acabei de descobrir,...

...não sem um certo assombro, que à conta dos anos bissextos, os séculos, apesar de terem invariavelmente 100 anos, não têm sempre o mesmo número de dias!
E conseguir dormir hoje depois de uma descoberta tão revolucionária e desconcertante?

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Não temos cá disso mas seja benvindo à mesma!

Uma das mais interessantes funcionalidades dos counters de visitas e sistemas afins dos sites e blogs é aquela que nos disponibiliza a informação sobre qual a pesquisa que o visitante fez para vir aqui parar. É que além de nos mostrar que metade das pessoas vem cá ter ao engano, ainda nos permite perceber que muitas vêm muito enganadas mesmo! Para aquelas pesquisas mais cómicas, insólitas ou improváveis que vieram cá dar resolvi criar a rubrica "não temos cá disso mas seja benvindo à mesma!", inspirada na idêntica secção "Googladas" do blog do Gonçalo, a quem aliás agradeço por me ter sugerido a rubrica.
E aqui fica uma primeira mostra ipsis verbis de pesquisas que cá vieram dar, sendo pouco provável que o "100cedilhas?" lhes tenha proporcionado as respostas procuradas:
"
feira praça de espanha autoradios

desligar telemovel deus
testes psicotecnicos nasa
musicas antigas do you remember
musicas começadas por when i look
cidade de mazatlan em chinelos mexico
black lesbio
"

domingo, 10 de agosto de 2008

A nova imagem


Entretanto um dia destes, antes mesmo de retomar os posts, dei por mim a alterar a imagem do blog sem sequer achar que fosse necessária a mudança, foi um mero capricho.
Ainda por cima ainda não descobri se afinal gosto ou não desta nova versão e parece-me certo que a anterior me agradava bem mais mas já que mudei não vou voltar atrás e para já vai ficar assim.
Fica aqui, para memória futura, um screenshot da versão que estava antes:

100cedilhas layout v3

sábado, 9 de agosto de 2008

"Summer Cleaning"

Sempre gostei da expressão "Spring Cleaning". Originalmente aplicava-se ao conjunto de tarefas domésticas realizadas nos primeiros dias quentes da Primavera para "enxugar" de vez o Inverno rigoroso que por inércia insiste sempre em permanecer por mais que o devido dentro de casa e, não tendo nós por cá Invernos desses, não temos também nenhuma expressão típica que lhe corresponda na nossa língua.
Actualmente, contudo, "Spring Cleaning" é usado de um modo bem mais livre servindo habitualmente para classificar qualquer empreendimento minimamente conotado com limpezas ou organização, seja em que altura do ano for e raramente relacionado com os rigores invernosos.
Isto a propósito de nos últimos tempos eu próprio ter chegado a uma altura em que também precisei de me empenhar em profundas tarefas de remodelação e limpeza, depois dos rigores (e das complacências...) da Primavera e de parte do Verão da minha vida. Tarefas essas, tanto a nível de vida laboral, como académica, como no âmbito dos mais variados projectos pessoais.
Foi, contudo, o "100cedilhas?", este outro projecto pessoal, que mais sofreu com esta empreitada de afazeres que terá tido, de facto, início na Primavera mas que se tem vindo a prolongar pelo Verão, e que me levou a ser negligente para com o blog e para com os seus leitores assíduos que terão já certamente entretanto deixado de passar por aqui no seu itinerário habitual (geralmente já no emprego mas ainda a caminho do trabalho).
Devo anunciar, no entanto, que o "intervalo técnico" chegou ao seu fim. A emissão de "posts" será retomada nas melhores condições e com a maior regularidade possíveis e espero voltar a merecer a atenção dos meus visitantes habituais e conquistar até, quem sabe, alguns daqueles transeuntes que, inevitavelmente, vêm ao engano.