quarta-feira, 9 de abril de 2008

"Black & White & Yellow" ou "Luzes de Sódio"

pontao b&w&y
(c) Carlos Colaço 2007

Estava a olhar para esta foto e a pensar que gostava de a publicar aqui no blog mas não sabia que título haveria de pôr no respectivo post... Depois de alguns minutos relativamente inférteis surgiram-me de repente duas boas possibilidades e acabei por ter de optar por colocar mesmo os dois títulos.
O primeiro pareceu-me original e é evidente por si mesmo. Já o segundo pode precisar de uma explicação mais técnica... O problema é que eu não tenho essa explicação para dar...! Calculo apenas que o elemento sódio faça parte do luminoso enredo que dá origem a estas luzes amarelas. Na verdade "luzes de sódio" é uma expressão que até hoje só me lembro de ouvir uma pessoa empregar, nomeadamente durante uma (acesa?) discussão entre amigos, há muitos anos atrás, numa varanda sobre a noite da cidade de Lagos, relativa às luzes brancas e às amarelas da iluminação pública e quais produzem um melhor efeito estético na paisagem nocturna urbana. (Lembro-me que na altura eu defendia energicamente as luzes brancas, hoje não saberia dizer...) Em todo o caso, na discussão, esta minha amiga defendia as luzes de sódio (as amarelas) com a tranquilidade e a determinação da evidência e então a disputa seria em vão, até porque os restantes hesitavam em tomar uma posição firme, o que agora a esta distância até me parece, de certo modo, a (in)decisão mais sensata. Quanto à expressão, lembro-me de a ouvir da mesma boca mais um par de vezes e de resto creio que nunca mais a ouvi de novo ou de mais ninguém. Mas a verdade é que me ficou de tal forma no ouvido, talvez pelo estilo simultaneamente técnico e místico, que nunca mais a esqueci...
E agora, enquanto olhava para a foto com as suas luzes amarelas, no esforço de inventar um título tê-la-ei sem querer puxado numa nuvem de pó que trouxe também consigo a varanda de Lagos e estas memórias que partilhei aqui.
Quando voltar a encontrar essa minha amiga tenho de ver se me lembro de lhe perguntar onde descobriu as "luzes de sódio" ou se simplesmente as trouxe emprestadas de alguém, tal como eu.

Nenhum comentário: