quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Qualquer dia até as Páginas Amarelas me põem no limpa pára-brisas do carro...

Uma revista em formato A4, com mais de 20 páginas de promoção de uma agência de viagens, era o que me esperava hoje preso ao limpa pára-brisas! Longe vão os saudosos tempos dos pequenos papelinhos a anunciar os serviços do Professor Karamba, ou mesmo aquelas folhinhas coloridas com menus de restaurantes chineses (por vezes até com cardápios completos mas sem a morada do estabelecimento) que até serviam amiúde para subtrair à pintura uma ou outra dejecção de pombo precipitada, ou para, num vislumbre, aferir da evolução da integração destes imigrantes orientais nos meandros linguísticos da lusofonia. Hoje em dia, contudo, este tipo de aparato publicitário já começa a ser de formato A4 para cima, assim a ocupar metade do vidro. Cheguei à conclusão que, na prática, com as alterações climatéricas, actualmente gasto mais as borrachas dos limpa pára-brisas com publicidade indesejada do que com a chuva propriamente dita.

Entretanto, na minha ingenuidade, esta tarde ao aproximar-me do carro e deparar-me com o almanaque da agência de viagens, primeiro ainda me passou pela cabeça que pudesse ser assim um convite mais original para um passeio diferente e logo folheei a revista à procura de uma bola a marcador cor-de-rosa à volta de uma foto paradisíaca acompanhada de um sugestivo “Vamos?”… até reparar que todos os outros veículos tinham também o mesmo exemplar, incluindo aquele velho Austin abandonado e já sem rodas… (já me perguntei o que passará pela cabeça de quem se lembra de colocar publicidade num carro assim…).
E quando percebi irritado que afinal estava simplesmente a ser vítima do mais ordinário marketing directo, atirei, num gesto rude, o folheto para o… banco de trás. Não consigo. Não consigo aculturar-me àquele gesto tão típico de atirar o lixo para o chão, reconheço a minha falha… Parece que há qualquer coisa de estrangeiro em mim que não consigo extirpar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em grande. Belos posts, estes ultimos quatro...Dos auscultadores em alto mar ao velho carro sem rodas, estas no bom caminho. Quando a questao do GMT, experimenta bulir na funçao publica que isso passa...